ANCHIETA INICIA PROJETO PARA REGISTRO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DE MILHOS TRADICIONAIS

Administração Municipal de Anchieta, formalizou com o Sebrae/SC parceria para Estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG), ações de mercado e fomento ao empreendedorismo criativo.

A partir de agora inicia o projeto para conquista do selo de Indicação Geográfica para o território de produção de grãos, que pretende preservar as tradições dessa cultura gastronômica, proteger a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos, promover essas variedades, além de acessar mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.

O registro de Indicação Geográfica é a designação que identifica um produto ou um serviço como originário de uma área geográfica delimitada conforme qualidade, reputação ou outra característica essencialmente atribuída a essa origem. Essa ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região tem como função proteger e promover os produtores de um território.

Para o prefeito Ivan José Canci esse processo contribuirá para que a região seja reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico, o que inclui os fatores naturais e humanos, além do processo de produção repassado entre gerações. “O registro da IG representa uma qualidade única e características somente encontrados nesse território, por isso reconhece o trabalho desses empreendedores que buscam uma produção de qualidade, geram empregos e renda. Além disso, faz parte de uma estratégia de desenvolvimento territorial”.