CAMPANHA BUSCA ARRECADAR RECURSOS PARA O FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Neste ano, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, aderiu à campanha que busca sensibilizar a comunidade e empresas para destinar parte do Imposto de Renda a recolher ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA. Assim, o imposto ao invés de ser destinado para a Esfera Federal é destinado ao Fundo Municipal, sendo possível utilizá-lo no atendimento de crianças e adolescentes no Município de Anchieta.

Para as pessoas físicas contribuintes do Imposto de Renda que possuem valores à recolher, a destinação é feita diretamente na declaração anual do Imposto de Renda, no sistema disponibilizado pela Receita Federal. Já para as empresas há uma legislação específica, sendo que as informações podem ser obtidas junto aos respectivos Contadores.

Neste ano, o período para a declaração do Imposto de Renda para a Pessoa Física foi prorrogado para até 31 de maio. Por isso, o Conselho convida as pessoas que ainda não fizeram sua declaração e que possuem valores de imposto a recolher, para conversar com seu Contador e optar por destinar parte deste imposto para o Fundo Municipal e assim beneficiar crianças e adolescentes de Anchieta.

Também é possível fazer doações espontâneas ao FIA durante todo o ano, por meio de depósitos diretamente na conta bancária 12718-3, agência do Banco do Brasil,  Após a doação o doador deve solicitar a emissão de um recibo pelo Conselho Municipal. Este recibo poderá ser apresentado na declaração anual do Imposto de Renda do ano seguinte caso o doador for obrigado a declarar o Imposto de Renda.

Mais informações podem ser obtidas com o Conselho da Criança e Adolescente, também na Secretaria de Assistência Social e com os contadores.