Durante a Feira Regional das Sementes Crioulas e Mudas aconteceram, diversas oficinas dentre elas : MELIPONICULTURA- PRÁTICA DE TRANSFERÊNCIA DE ABELHAS SEM FERRÃO DA ISCA PARA A CAIXA PERMANENTE

A oficina foi ministrada por LEANDRO NESTOR HUBNER- EPAGRI.

Os meliponídeos, são chamados popularmente chamados de abelhas sem ferrão. A criação de abelhas nativas tem se tornado uma atividade importante para o produtor através da comercialização do mel, polinização de algumas culturas comerciais e a venda de colônias formadas através da criação racional.

Entretanto, o produtor deve manter o foco preservacionista, mantendo as populações de abelhas nativas em seu habitat natural como agentes polinizadores, tendo em vista que a grande maioria das espécies de plantas nativas dependem da polinização feita por abelhas também nativas para sua perpetuação, em função das estreitas relações ecológicas as tornam dependentes umas das outras.

Participaram da oficina aproximadamente 30 pessoas, que tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos no manejo de sua produção.