Profissionais da saúde e educação iniciam atividades do Programa Saúde na Escola

O município aderiu ao PSE neste ano e dará início as ações com a participação de diversos profissionais, tanto da área de saúde quanto da educação. De 11 a 15 de março, psicólogo, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista e coordenadora pedagógica entre outros profissionais irão visitar as escolas participantes para explicar como funciona o programa e quais assuntos serão abordados ao longo do ano. Também será feita a pesagem das crianças e testes de visão. O PSE foi instituído pelo governo federal em 2007 para promoção, avaliação e prevenção da saúde entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. Tratando a saúde e a educação como temas integrados, o programa busca na cooperação entre a escola e a secretaria de Saúde uma ferramenta para melhorar as condições de saúde promovendo o desenvolvimento pleno do público participante. Roseli Canci Sagaz, secretária de Saúde de Anchieta, explica que o PSE terá a participação de escolas da rede pública estadual e municipal e abordará temas como a dependência química, incluindo o uso de tabaco, drogas e álcool, obesidade, violência e qualidade visual. Segundo ela, na segunda semana do mês de março, o trabalho dos profissionais será de divulgar quais serão os temas abordados e explicar como os assuntos serão desenvolvidos. Na etapa seguinte, cada profissional fará o aprofundamento do tema de acordo com sua área de atuação.