Municípios da região planejam a formação de consórcio

Facilitar a gestão pública, promover o desenvolvimento local, aumentar o poder de negociação e a eficiência da prestação dos serviços dos municípios são alguns dos objetivos dos consórcios públicos intermunicipais. Neste sentido, para discussões e encaminhamentos preliminares sobre a formação de um consórcio, reuniram-se, na noite desta quinta feira, dia 02, os prefeitos dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa, Romelândia e São José do Cedro. O encontro aconteceu no município de Guaraciaba e serviu para a criação de uma comissão que irá dirigir as discussões sobre o protocolo de intenções e os demais trâmites necessários para a criação do consórcio. Na próxima terça feira, dia 07, será realizada uma nova reunião onde será feito um repasse de informações aos prefeitos que aceitarem participar do grupo e a assinatura do protocolo de intenções. Segundo Ari Prestes, prefeito de Anchieta, a parceria entre municípios com realidades semelhantes propõe uma nova forma de adquirir e gerenciar recursos. O prefeito explica que, além dar força aos pequenos municípios, os consórcios intermunicipais, poderão viabilizar e ampliar serviços já existentes e facilitar a aquisição de máquinas e equipamentos. O nome proposto para o consórcio, que ainda deverá ser aprovado em votação, foi Consórcio Intermunicipal do Extremo Oeste – CIEO.

Nota: A reunião programada para hoje,  o dia 07, foi adiada. Uma nova data ainda será marcada