Realizada Conferência das Cidades em Anchieta

O município de Anchieta realizou, nesta quarta feira, dia 29, no Centro de Convivência dos Idosos, a etapa municipal da Conferência das Cidades. O evento reuniu mais de 100 pessoas que debateram sobre temas como saneamento, política urbana, habitação, mobilidade e transporte e foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento local, Nelson Duarte. O prefeito Ari Prestes deu abertura à conferência ressaltando a importância da contribuição da sociedade na sugestão das melhorias necessárias para tornar a cidade melhor. Na sequência, a secretária de Educação, Leonita de Souza, proferiu uma palestra na qual explanou sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo na forma como o ser humano trata dos assuntos relativos ao meio ambiente e à própria ocupação dos espaços urbanos. Ela lembrou que a Conferência das Cidades é um convite para que a população possa decidir como se constrói uma cidade melhor adaptando a realidade local de forma que todos tenham qualidade de vida. Outro palestrante da tarde foi o prefeito Ari. Em sua fala, ele explanou sobre os consórcios intermunicipais e as vantagens que os municípios com realidades locais semelhantes terão ao se associarem para buscar juntos a aquisição de máquinas, recursos e serviços. "Os consórcios darão força para os pequenos municípios, aumentando o poder de negociação e promovendo o desenvolvimento local”, explicou o prefeito.

Após a organização dos grupos de debate, as propostas municipais foram discutidas e determinadas. Destinação correta do lixo, execução do projeto de saneamento básico, programas habitacionais, padronização das áreas urbanas para melhoria das condições de trânsito e acessibilidade foram as principais propostas da população de Anchieta que agora, por meio de seus delegados, serão levadas à discussão nos âmbitos estaduais e federal. Para o coordenador da conferência em Anchieta, Nelson Duarte, a grande participação popular e a qualidade dos debates demonstram que a população do município está comprometida com o futuro da cidade e disposta a discutir e implantar as mudanças necessárias para o seu desenvolvimento.