Professoras e alunos do Centro Municipal de Ensino realizam trabalhos sobre energia

Com o objetivo de conhecer, compreender seu funcionamento e aplicar, na prática, os diversos tipos de energia utilizadas pelo ser humano, as professoras do Centro Municipal de Educação de Anchieta, Claudete Watte e Jacinta Dalmoro desenvolveram um trabalho pedagógico com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Partindo do princípio que a energia é algo imprescindível para a vida no planeta, cada docente desenvolveu uma ampla pesquisa bibliográfica com os alunos, na qual os mesmos foram incentivados a buscar informações sobre o assunto também na internet. Após a conclusão da pesquisa, os alunos da professora Jacinta visitaram uma usina hidrelétrica onde conheceram as instalações e aprenderam sobre o funcionamento da usina. Com o acompanhamento de um técnico, os alunos percorreram a parte externa desde a barragem, passando por toda a estrutura física e conhecendo a parte técnica necessária para a geração da energia. Já a turma do quinto ano vespertino, orientada pela professora Claudete e divida em grupos, realizou experimentos para demonstrar o uso de cada tipo de energia. A professora conta que o nível de complexidade dos experimentos foi surpreendente e mostrou que os alunos entenderam e aplicaram de forma muito criativa, com maquetes e brinquedos, o que aprenderam durante a pesquisa. Os trabalhos foram organizados em uma exposição, visitada por todas as turmas do Centro Municipal de Educação. Cerlei Prevedello, diretora de Ensino Fundamental, explica que ações que buscam combinar a teoria com a prática são essenciais para o aprendizado e muito utilizadas pelos professores do Centro Municipal. Segundo ela, as experiências e visitas proporcionam o contato real dos alunos com o que aprenderam em sala de aula, ampliando seu nível de conhecimento e melhorando a compreensão dos temas estudados.