Conselho de Alimentação Escolar se reúne para encaminhamentos

Foi realizada, na tarde desta segunda feira, dia 22, uma reunião do Conselho de Alimentação Escolar de Anchieta. O encontro teve por objetivo o acompanhamento da utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar e uma visita ao estoque de alimentos destinados a merenda escolar do município. Amanda Cadoná, nutricionista e responsável técnica pelo Pnae em Anchieta, conta que, além da visita, os membros do conselho foram apresentados aos funcionários responsáveis pelos alimentos e informados sobre a função de cada um. Amanda explica ainda que o Conselho de Alimentação Escolar fiscaliza a gestão do programa nacional de alimentação escolar, desde a licitação, passando pelo recebimento até o controle de qualidade, a execução do programa e a entrega dos alimentos. “ Com o aval do Conselho, podemos, por exemplo, recusar produtos que não atendam ao padrão de qualidade exigido”, explica. Outro dado importante repassado durante a reunião, foi o índice de compra local atingido pelo município. Segundo a lei, o percentual da alimentação escolar adquirido da agricultura familiar local, deve ser de 30 por cento porém, em Anchieta, o índice chega a 62 por cento. Segundo a nutricionista responsável, o principal motivo para o alto percentual é o fato de que o município de Anchieta possui Inspeção Municipal o que possibilita a compra laticínios, carne, panificados frutas e verduras de produtores e empresas locais. O Conselho de Alimentação Escolar é formado 14 representantes da sociedade civil, com mandato de quatro anos.

Conselho de Alimentação Escolar se reúne para encaminhamentos