Alimentação saudável é tema do primeiro encontro de diabéticos em Anchieta

A secretaria de Saúde de Anchieta realizou, na tarde desta quarta feira, dia 24, o primeiro encontro com o grupo de Diabéticos do município. A reunião teve como objetivo dar início a um trabalho permanente de conscientização e socialização de informações sobre o Diabetes. Roseli Canci Sagaz, secretária de Saúde, explica que, por se tratar de uma doença crônica e ainda sem cura, o Diabetes exige do portador da doença um controle muito rígido no que diz respeito a alimentação por isso, no primeiro encontro do grupo, a palestrante foi a nutricionista Amanda Cadoná, que repassou orientações sobre a alimentação ideal para o diabético. Na abertura do evento, a secretária falou também sobre a importância da atividade física e do acompanhamento médico para evitar as complicações provocadas pela doença, como a perda da visão e da sensibilidade nos membros inferiores, dificuldades na cicatrização de ferimentos e baixa imunidade. Segundo Roseli, os encontros com o grupo serão mensais e em cada um haverá um palestrante falando sobre temas relacionados a doença com enfoque na prevenção das sequelas. “ O diabético precisa de um olhar especial por parte da saúde pública pois as vantagens da prevenção das complicações são inúmeras”, afirma. Neste primeiro encontro, além da palestra sobre alimentação, os participantes fizeram uma avaliação nutricional com registro do peso, pressão arterial e dosagem de glicose. Pelos dados da secretaria de Saúde, em Anchieta existem aproximadamente 200 pessoas com Diabetes, na sua maioria portadoras do tipo II da doença, menos grave e mais frequente em adultos e idosos. A próxima reunião do grupo será realizada no próximo dia 28 de agosto e o tema abordado na palestra, que será ministrada pela enfermeira Vanessa Viana, é “Pé Diabético”, que consiste numa série de alterações que surgem nas pernas e, principalmente, nos pés das pessoas das pessoas portadoras de Diabetes. A reunião será realizada na Câmara de Vereadores de Anchieta, a partir das 13:30 horas.