Viver com Saúde reúne mais de mil pessoas em Anchieta

A secretaria de Saúde realizou, nesta quinta feira, dia 08, uma grande mobilização com o tema “Viver com saúde”. As atividades foram desenvolvidas na praça municipal e tiveram início às seis horas com alvorada festiva e roda de chimarrão. Na sequência, foi celebrada uma missa com a participação de toda a comunidade, na qual o celebrante ressaltou a importância do trabalho dos profissionais da saúde que ouviram o depoimento e o agradecimento de um paciente atendido pelo município. Após a celebração, foi realizada uma caminhada com o acompanhamento e as orientações de fisioterapeuta e também foram iniciadas as atividades que se desenvolveram ao longo do dia, como palestras com equipe médica e odontológica, exames, verificação de pressão arterial, cadastro de usuários do SUS e vacinação contra a Hepatite B. O Viver com Saúde contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros que, além de ficar a disposição para o esclarecimento de dúvidas diversas, também realizou simulações de salvamento que foram acompanhadas com interesse pelo público que ocupou a praça municipal durante o dia todo. Segundo a Secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz, o objetivo da mobilização foi reforçar a importância da prevenção de doenças e o papel essencial da alimentação e da atividade física na manutenção da saúde física e mental. Promover o contato direto de todos os profissionais da saúde do município com a população, repassando orientações, divulgando programas disponíveis e esclarecendo dúvidas também foi uma das metas da mobilização. Segundo ela, mais de mil pessoas participaram do evento onde foram distribuídos 250 kits com escova de dentes e creme dental e realizados mais de 500 exames entre verificação da pressão arterial e nível de glicose. Quem participou do dia Viver com Saúde também assistiu a apresentações artísticas do CTG Alto da Querência e de alunos do Ensino Médio Inovador que representaram o Colégio POPS. Outras atrações como brinquedos para as crianças, maquiagem, massagem, lanche com frutas e sucos também foram disponibilizados para a população. Roseli ressalta que, graças ao empenho da secretaria e a colaboração de várias entidades, empresas e profissionais do município, todas as atrações e atividades foram oferecidas gratuitamente. “Eventos como este são muito importantes e só acontecem quando todos se unem e trabalham juntos”, declara. O evento contou com a participação, em tempo integral, do prefeito Ari Prestes e de seus secretários e também da Gerente de Saúde da 30ª SDR Dionísio Cerqueira, Eila Labres.