Anchieta participará do 3º Circuito Estadual de Cinema

A Administração Municipal de Anchieta, juntamente com a secretaria de Educação promoverá, nos dias 25 e 26 de setembro sessões de cinema infantil para crianças de 04 a 12 anos, estudantes das escolas municipais. As exibições fazem parte do 3° Circuito Estadual de Cinema Infantil e serão realizadas no Centro Municipal de Ensino e na Escola Xavantes, com a participação das escolas do campo. Leonita de Souza, secretária de Educação explica que a iniciativa tem por objetivo promover a cultura e o cinema brasileiros e também ampliar o conceito da educação, além da sala de aula. Ela argumenta que é necessário desenvolver a ideia de que educação não deve se restringir à sala de aula pois é algo muito mais abrangente. Neste sentido, pelo fato de o cinema incorporar diversas formas de manifestações artísticas além de áreas do conhecimento como história, geografia e literatura é que pode contribuir significativamente para a educação e para o desenvolvimento de um censo crítico. “Pela música, pela arte e pelo cinema também é possível educar e adquirir conhecimento”, avalia Leonita. Segundo os organizadores do Circuito, a primeira edição foi realizada durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em 2011, e desde então, já levou cinema para mais de 100 municípios de Santa Catarina. Calcula-se que mais de 100 mil crianças foram beneficiadas com o projeto. Todos os filmes apresentados na mostra são curtas-metragens brasileiros voltados para o público infantil e apresentam mensagens divertidas e educativas. O evento é gratuito e o município providenciará o transporte para os alunos participantes.