Em Anchieta desfile foi marcado pelo resgate da história do município

O Dia da Independência em Anchieta, começou as 06 horas da manhã, com o toque dos tambores da banda municipal e a execução do hino Nacional anunciando o início das festividades. O desfile deste ano propôs um resgate histórico pelo cinquentenário do município por isso, ex prefeitos e vereadores de todas as legislaturas, muitos hoje residentes em outras cidades, foram convidados a participar. Antes do desfile, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Fusieger, recebeu os visitantes na Câmara Municipal, para uma homenagem. Na oportunidade, foi exibido o vídeo institucional em comemoração aos 50 anos de emancipação político administrativa de Anchieta que apresentou o depoimento de alguns pioneiros da colonização e também mostrou imagens atuais traçando um panorama histórico, econômico e cultural do município. A caminhada cívica pela Independência teve início as 08:30 horas e segundo a Polícia Militar, mais de mil pessoas integraram o desfile que foi aberto pelo pelotão das autoridades seguido pelo Grupo de Idosos, escolas, instituições, associações, bombeiros e grupos de voluntários que atuam no município. Na chegada ao palanque oficial, montado na Praça Municipal, era anunciado para o público presente um histórico sobre cada grupo, com detalhes sobre o tema apresentado por cada um. Em seu pronunciamento, o prefeito Ari Prestes homenageou os prefeitos e vereadores de todas as legislaturas, destacando a importância de contribuição para a história do município lembrando também da responsabilidade dos governantes atuais em levar adiante o trabalho iniciado por eles. “A vocês, que em tempos tão difíceis iniciaram esta história e a levaram adiante, fica a nossa promessa: honraremos todo seu esforço, todo seu trabalho, e haveremos de levar nosso município rumo a um futuro de sucesso, em todos os aspectos”, afirmou. O prefeito também agradeceu o envolvimento e o apoio de toda comunidade que participou ativamente da organização e da realização das festividades da Semana da Pátria. “ Por seu apoio, seu trabalho e dedicação, a administração municipal agradece profundamente. Mais uma vez, a comunidade anchietense demonstrou seu espírito de união, que se refletiu neste belo desfile”, observou. Finalizando o ato cívico, o público assistiu a uma apresentação da Escola Municipal Xavantes.

Programação especial foi destaque durante a semana que antecedeu o desfile

Em Anchieta, a programação da Semana da Pátria iniciou no domingo, dia 01 de Setembro, às 06 horas com a chegada do Fogo Simbólico que foi recepcionado na Linha João Café Filho, seguindo pela SC 473 até chegar à Praça Municipal onde foi realizada a abertura das festividades pela Independência do Brasil. Durante toda a Semana da Pátria, diariamente, houve o hasteamento e o arreamento das bandeiras com apresentações artísticas e culturais realizadas pelas escolas e entidades do município e a guarda do Fogo Simbólico. Leonita de Souza, secretária de Educação, conta que em todos os eventos, a população esteve presente, participando e prestigiando os momentos cívicos. Segundo ela, as expectativas da administração foram superadas. “As pessoas vieram, espontaneamente, participar e se apresentar o que revelou a diversidade dos talentos locais e também o espírito patriótico dos anchietenses. Agora, a administração municipal irá trabalhar para que este sentimento permaneça vivo e seja permanente no município”, afirma.