Municípios da SDR Dionísio Cerqueira discutem implantação do CAR

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 16, um encontro com representantes dos municípios de Anchieta, Princesa, Palma Sola, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e Guarujá do Sul para tratar do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prefeito Ari Prestes, acompanhado do vice-prefeito, Pedro Luiz Pavan, do secretário de Agricultura, Mario Signor e do engenheiro Agrônomo do município, Carlos Antonietti participou da reunião que foi realizada na sede da SDR e teve por objetivo prestar esclarecimentos sobre o CAR, programa do Governo Federal que será uma base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e vegetação nativa do Brasil. O banco de dados também servirá de guia para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O cadastro é obrigatório, será feito por meio eletrônico e a coleta de dados ficará sob responsabilidade dos municípios. O prefeito Ari explica que, a princípio, cada um teria de designar dois técnicos para fazer o levantamento e o gerenciamento das informações, no entanto, durante a reunião, foi discutida a possibilidade de que a tarefa seja realizada por três profissionais, envolvendo, além do município, também a Cidasc e a Epagri. “Pelas dificuldades que enfrentam os pequenos municípios, propusemos que sejam acertadas parcerias para divisão de trabalhos na realização do cadastramento e também que o Estado forneça a estrutura e equipamentos para instalação do banco de dados”, justifica. Prestes informou ainda que a solicitação será formalizada pela secretaria junto ao governo estadual, por meio de um moção assinada pelos seis municípios que compõem a SDR Dionísio Cerqueira.