Tarde Gaúcha encerra comemorações da Semana Farroupilha em Anchieta

O encerramento da Semana Farroupilha em Anchieta aconteceu no último sábado, dia 28, com a realização da Tarde Gaúcha. O evento, que inicialmente seria realizado na Praça Municipal, foi transferido para o Salão Paroquial devido ao mau tempo e reuniu todas as escolas estaduais e municipais de Anchieta, para apresentações artísticas, danças e poesias gauchescas. A programação iniciou as 14 horas com uma contextualização histórica da Revolução Farroupilha e a declamação da letra do hino de Anchieta por Felipe Garlet. Na sequência, os alunos da Escola de Ensino Fundamental João Café Filho, apresentaram o Projeto Gaúcho, uma série de atividades desenvolvidas desde 2012 pela disciplina de Artes e que consistiu num resgate de elementos da cultura gaúcha incluindo vestimentas, música, e comidas típicas. A Tarde Gaúcha prosseguiu com a declamação de poesias pelos alunos das escolas e também por convidados especiais com a secretária de Educação, Leonita de Souza e o escritor anchietense, Angelo Canci. Todas as poesias contemplaram temas da cultura gaúcha e algumas foram compostas pelos próprios declamadores, entre eles jovens e crianças do município. As apresentações de danças gauchescas ficaram a cargo da Invernada Artística do CTG Alto da Querência e tarde foi encerrada pelo Trio Fandangueiro, grupo formado por músicos locais.

A secretária de Educação, Leonita de Souza, explicou que o principal objetivo do evento foi valorizar a cultura do município, essencialmente colonizado por gaúchos e também resgatar elementos históricos como forma de comemorar o cinquentenário de Anchieta. Leonita ressaltou ainda que a Tarde Gaúcha foi promovida para propiciar a confraternização entre as famílias e contou com a participação de um público bastante diversificado. Outra característica do evento, foi o estímulo a produção literária. “Foi emocionante ver crianças e jovens demonstrando tanto interesse e gosto pela poesia e declamando com tanto orgulho suas composições”, conta. A Tarde Gaúcha foi promovida pela secretaria de Administração em parceria com as escolas estaduais e municipais além de empresas patrocinadoras. O evento foi gratuito e o município disponibilizou o transporte dos alunos. No final do evento todos que se paresentaram receberam um troféu em reconhecimento pela participação.