Desigualdades étnico raciais serão tema da educação no 4º bimestre

Foi realizada, nesta segunda feira, dia 14, uma reunião com diretores e professores da rede estadual e municipal de ensino. O encontro tem por objetivo planejar o tema central a ser debatido em todas as disciplinas no quarto bimestre. Para os últimos dois meses letivos de 2013, os educadores decidiram pelo tema Desigualdades Étnico Raciais que será tratado individualmente em cada disciplina. O objetivo dos educadores é promover uma reflexão e também novas análises sobre as consequências das desigualdades na construção da sociedade moderna e proporcionar aos alunos o contato com a cultura e a arte de diversos povos. Filmes, vídeos, livros e textos serão os recursos utilizados para incentivar os debates. Personagens como Nelson Mandella e Martin Luter King também serão estudados pela relevância de sua atuação na luta pela liberdade do povo negro. A visita a uma aldeia indígena da região também é cogitada assim como produção literária, estudos de poesias e de arte ligadas ao tema. O planejamento global desde as séries iniciais até o ensino médio, é uma iniciativa dos diretores de escolas em conjunto com a Secretaria de Educação e com o apoio dos educadores com objetivo de unificar os temas abordados e as diretrizes da educação no município. O encontro reuniu em torno de 40 profissionais e foi realizado nas dependências do Colégio Pops.