Agentes Comunitários de Saúde de Anchieta recebem capacitação sobre a Dengue

Os agentes comunitários de saúde de Anchieta participaram, na manhã desta quinta feira, dia 17, de uma capacitação sobre a dengue. Durante a reunião, os agentes receberam informações sobre os métodos adotados em Santa Catarina para monitoramento de focos do mosquito e para prevenção da doença. Margot Pires, coordenadora Regional do Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, mostrou dados sobre a Dengue e explicou que, além da maior vigilância nas armadilhas para o mosquito causador da doença, o estado adota ainda métodos de controle e combate diferenciados em comparação aos demais estados. Em Anchieta, nenhum foco ou caso de Dengue foi registrado até o presente momento.

Na área urbana, estão instaladas 17 armadilhas e é efetuado o monitoramento de oito pontos estratégicos localizados em borracharias, floriculturas e no cemitério municipal. Segundo a responsável pela Vigilância Sanitária, Rosângela Teixeira, o papel do agente de saúde no combate a dengue é fundamental pois são eles que visitam as residências e fazem uma primeira avaliação para detecção de possíveis criadouros como caixas d’água, pneus, vasos de plantas e todo tipo de recipiente que possa acumular água, mesmo que em quantidade mínima. Ela ressalta também que além da verificação nas residências, os agentes realizam um trabalho de orientação e conscientização da população.