Anchieta realiza Seminário Municipal do PNAIC

Os educadores municipais do ensino fundamental realizaram, nesta segunda-feira, dia 04, o seminário municipal com os trabalhos realizados nas atividades propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A exposição teve a participação dos alunos e seus familiares e mostrou como as atividades são conduzidas e quais metodologias são adotadas pelos professores no período de alfabetização das crianças. Brinquedos feitos com materiais recicláveis e jogos educativos confeccionados pelas próprias educadoras além de obras literárias, foram expostos para demonstrar como se dá a utilização de tais recursos para despertar o interesse dos alunos e tornar o processo de alfabetização mais interessante.

O Pnaic é um compromisso assumido entre municípios e governo federal com objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Pelo pacto, foi estabelecido que até esta idade a criança deve ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência da leitura e o domínio os recursos necessários à compreensão e produção de textos. Para isso, cada município designa um professor, que é o Orientador de Estudos e que realiza cursos presenciais promovidos por universidades federais e depois repassa o conhecimento aos colegas, em momentos de planejamento. Em Anchieta, a orientadora de estudos é a professora Cleidiana Watte, que fez uma explanação sobre o Pnaic e apresentou seu trabalho aos pais e professores presentes na mostra.

Para Leonita de Souza, secretária de Educação de Anchieta, a mostra comprova o engajamento das escolas, famílias e professores no processo de alfabetização. Segundo ela, a quantidade e a qualidade dos trabalhos expostos demonstram a seriedade e o comprometimento dos educadores em relação aos objetivos e resultados do Pnaic. O seminário foi realizado no Centro Municipal de Ensino Infantil e Fundamental.