Proerd e Administração Municipal realizam formatura de 180 alunos

Alunos do quinto ano das escolas municipais de Anchieta participaram, na tarde desta terça-feira, dia 19, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Implantado há 15 anos pela Polícia Militar, o programa tem caráter preventivo e tem por objetivo evitar que crianças e jovens iniciem o uso de drogas. A abordagem e os recursos pedagógicos utilizados são adequados à idade dos alunos e o programa busca a integração da família e da escola na tarefa de aumentar a auto estima das crianças, mostrando inúmeras opções de diversão saudável, sem drogas e longe da violência.

O prefeito Ari Prestes, que foi instrutor do Proerd por seis anos, afirmou que o programa mostra ótimos resultados e se apresenta como uma excelente ferramenta de que as famílias dispõem para chamar a atenção das crianças e adolescentes sobre as consequências do uso de drogas. Prestes lembrou e agradeceu a todos que contribuem na manutenção do programa como pais, diretores, professores e pediu aos formandos que continuem seguindo os princípios e ensinamentos recebidos durante as aulas do Proerd.

O Comandante do grupamento da Polícia Militar de Anchieta, Sub Tenente Fernando Sagaz, explicou que o Proerd também foi criado para tornar possível o convívio mais próximo dos policiais com a comunidade escolar e assim realizar importantes ações na prevenção à criminalidade relacionada ao uso de drogas. Sagaz, que implantou o programa em Anchieta há mais de uma década, também ressaltou a receptividade e participação dos anchietenses nas atividades propostas.

Em Anchieta, o Proerd está em atividade há 12 anos e neste período, o programa já formou quase duas mil crianças. Por meio da secretária de Educação, além de oferecer transporte, salas de aula e professores a administração municipal também é responsável pela organização da formatura e confraternização dos alunos e familiares. Os monitores dos 108 alunos formados este ano, foram os soldados Rafael Ritter e Luiz Sergio Zanetti.