Hipertensos participam de palestra sobre os riscos da doença

Encontro foi realizado hoje, na Câmara de Vereadores. A palestrante foi a enfermeira Vanessa Viana que falou sobre as consequências da pressão alta. Segundo Vanessa, em Anchieta existem 633 pacientes cadastrados no Hiperdia, um sistema de acompanhamento e monitoramento de hipertensos coordenado pela secretaria de Saúde que reúne os participantes em encontros periódicos, para que recebam orientações e façam o controle da pressão arterial. Mesmo com estas medidas, a enfermeira conta que muitos hipertensos, em média 30 por mês, acabam necessitando internamento e ficam sob observação no hospital municipal para controle de crises de hipertensão. Ela explica que, na maioria dos casos, as crises são desencadeadas por uma dieta rica em sal, pelo estress ou pelo uso incorreto de medicamentos.

“Eu só tenho pressão alta”

A frase ouvida com uma frequência alarmante pelos profissionais da saúde revela que os pacientes muitas vezes não dão a devida atenção à doença, ficando sujeitos a ocorrência de lesões nas artérias, problemas na visão, derrame cerebral, ataque cardíaco e em casos mais graves, até mesmo a morte. “Para que a pessoa com hipertensão tenha qualidade de vida alguns cuidados devem ser observados e o primeiro deles é levar a doença a sério”, ensina Vanessa. Além do monitoramento constante da pressão arterial, cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas orientadas e uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico são importantes ferramentas para o controle da doença que muitas vezes, não dá avisos. “O paciente pode sentir dores de cabeça ou apresentar visão embaçada e tonturas, mas, na maioria das vezes, não há sintoma algum e a pessoa só descobre que é hipertensa durante uma consulta de rotina”, alerta. Após a palestra os participantes foram atendidos individualmente pelo médico da Unidade de Saúde, Dr. Sergio Gomes Maciel para avaliação da medicação.