Saúde inova e propõe a participação dos pais no Grupo de Gestantes

Primeiro encontro com a participação dos pais foi realizado na noite de ontem, dia 26. A enfermeira e coordenadora do Grupo de Gestantes , Rosemeri Both Basso, conta que, para viabilizar a presença dos pais nos encontros, a saúde realizará as reuniões mensais em dois horários. O primeiro é às 14 horas e o segundo, às 19 horas. Segundo Rosemeri, a iniciativa tem por objetivo, além de repassar informações e orientações, integrar a família da gestante e proporcionar uma maior participação no período gestacional. O palestrante da noite foi o psicólogo da Unidade Básica de Saúde, José Ricardo Furquim que falou sobre as mudanças fisiológicas e emocionais que acontecem durante este período e sobre o impacto da chegada do bebê na rotina familiar, salientando a importância da participação do casal nesse processo, uma vez que a criança precisa de proteção afetiva ainda no pré-natal.

O encontro do grupo foi realizado na Câmara de Vereadores e na oportunidade, foram entregues para as participantes a Pasta do Pré Natal, um arquivo onde os exames efetuados, principalmente no primeiro e terceiro trimestre devem ser guardados. A gestante deverá apresentar a pasta no momento da internação para o parto para que o médico possa ter acesso a todos os resultados antes do procedimento. O grupo de Gestantes do município tem aproximadamente 30 mulheres inscritas e se reúne sempre na última sexta-feira do mês.