Lagarta do cartucho ataca pastagens e preocupa agricultores de Anchieta

Secretário de Agricultura, Mario Signor relata que a infestação da lagarta já atinge 50 por cento das propriedades rurais. Carlos Antonietti, engenheiro agrônomo do município, conta que a secretaria tem recebido inúmeros pedidos de orientação e registra casos de pastagens com até 200 lagartas por metro quadrado. Segundo ele, o ciclo de vida do inseto é de 12 a 30 dias sendo que cada lagarta põe, em média 300 ovos. Para evitar maiores perdas, a secretaria de agricultura tem orientado os agricultores sobre técnicas de combate e prevenção e também orienta para que a pastagem de inverno seja semeada mais tarde, quando as temperaturas baixas fazem diminuir a incidência da lagarta.

Medidas preventivas

O engenheiro agrônomo da Epagri de Anchieta, Ivan Canci, explica que a infestação ocorre em praticamente toda região oeste de santa Catarina e decorre de vários fatores como as condições climáticas e o cultivo em larga escala de apenas algumas variedades específicas de gramíneas que acaba reduzindo a biodiversidade e também os predadores naturais. Segundo Canci, fatores como as práticas agrícolas utilizadas na atualidade assim como o uso indiscriminado de inseticidas acabam desequilibrando o meio ambiente e contribuindo a ocorrência de eventos como este. O profissional indica alguns cuidados importantes:

Observar diariamente a propriedade para detecção precoce da presença de larvas;

Não utilizar inseticidas denominados “totais” pois eles eliminam também predadores naturais e provocam desequilíbrio;

Se não for possível evitar a utilização de inseticidas, utilizar aqueles do tipo biológico ou fisiológico, menos agressivos e mais seletivos;

Dividir a pastagem em piquetes e introduzir diversas espécies, inclusive leguminosas como o amendoim forrageira.