Segunda edição do Chá Literário reuniu 500 alunos da rede municipal

O evento, realizado na Biblioteca Municipal Modesto Lago, foi promovido pela Secretaria de Educação de Anchieta, nos dias 28 e 29. Ao chegar a biblioteca, os alunos eram convidados a ouvir a biografia de Vinícius de Moraes, escritor homenageado nesta edição. Durante todo o dia de hoje, a vida do poeta foi contada pela professora Liliana Lenhardt que criou o personagem “Vó Alice”, uma amiga de infância de Vinícius de Moraes. Depois de conhecer um pouco da vida do poeta, as crianças assistiram a declamação de poesias e a execução de músicas do autor feitas por músicos voluntários. Ao final das apresentações, foi servido um chá para os participantes enquanto livros com poemas de Vinícius de Moraes foram distribuídos para leitura. Leonita de Souza, secretária de Educação, explica que o objetivo do evento é, essencialmente, proporcionar experiências marcantes e positivas para as crianças para assim, despertar nelas o gosto pela leitura. “As crianças que tem estas boas experiências, certamente irão se apaixonar pela literatura tornando-se bons leitores e muitas vezes, também autores”, afirma. Segundo Leonita, o município pretende continuar e incentivar ações voltadas ao incentivo da leitura.

Na sua segunda edição, o Chá Literário contou com a participação de 500 alunos da educação infantil e fundamental das escolas municipais. As crianças visitaram a bilioteca em turnos diferentes, nos dois dias do evento. Para o próximo ano, a intenção é ampliar o evento que passará a ter duração de três dias para que as escolas estaduais também sejam convidadas a participar. No município de Anchieta, são desenvolvidos diversos projetos de incentivo a leitura, tanto em escolas municipais quanto estaduais. Devido ao número de ações que o município desenvolve, o mesmo atingiu alta pontuação em um programa da Fundação Catarinense de Cultura que repassa recursos para acervo e mobiliário de bibliotecas municipais. A Administração cuida agora do envio de documentação para que possa acessar os recursos.