Inaugurada primeira Unidade de Beneficiamento de Pescados do município

Ato foi realizado na manhã de hoje, dia 09, na comunidade de Linha São José. Empreendimento é resultado da mobilização três famílias agricultoras que percebendo o potencial produtor da localidade, em 1997 iniciaram a busca de conhecimento e recursos para implantação. Mauri Prochnov, agricultor anchietense e um dos idealizadores do projeto relata que as dificuldades enfrentadas desde o início, foram inúmeras. “Não havia linhas de crédito nem qualquer incentivo que pudesse se reverter em recursos. Com muito custo, as famílias tomaram empréstimos para construir os primeiros açudes no ano de 2000”, conta. Segundo Prochnov, outro desafio foi o de obter conhecimento sobre produção de peixe. Para isso, os agricultores participaram de diversos cursos e seminários e posteriormente criaram uma associação que, em 2008, conseguiu recursos do Governo Federal para a construção da unidade. “Recebemos a planta pronta do governo, mas ela teve que passar por várias adaptações e adequações para que hoje a agroindústria possa funcionar”, explica Prochnov.

De acordo com ele, em 2012 a partir de contatos e reuniões com autoridades locais, do Ministério da Pesca, e da Cooperativa Oestebio o projeto ganhou novos rumos . “Depois de 17 anos muita luta, o sonho se tornou realidade e hoje inauguramos nossa indústria”, comemora. A Unidade de beneficiamento de Peixes de Linha São José processará de 300 a 500 quilos de pescados por dia, mas a produção poderá variar até 2000 quilos diários, de acordo com a época do ano. A unidade emprega sete funcionários com previsão de ampliação para até 25 empregos diretos, possui Inspeção Municipal e dá andamento aos procedimentos para obter também a inspeção estadual e federal. Quando isso ocorrer, estará apta a comercializar seus produtos em todo território nacional.

Na solenidade de abertura da unidade, o prefeito Ari Prestes ressaltou a importância da parceria entre município, entidades, associações, governo estadual e federal para a concretização do projeto. Ele também agradeceu a administração anterior pelos esforços empregados na busca de recursos e convênios que pudessem viabilizar a construção da unidade e reafirmou o compromisso de dar continuidade às ações que promovam o desenvolvimento de todas as atividades ligadas a agricultura no município. Estiveram presentes à cerimônia, o vice prefeito Pedro Pavan, um dos idealizadores do projeto, os secretários da administração municipal, representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores, do Ministério da Pesca, vereadores e autoridades locais.