Curso sobre esterilização de materiais capacitou profissionais de salões de beleza

A secretaria de Saúde de Anchieta em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal realizou o treinamento nos dias 14 e 25 de abril e 02 e 09 de maio. A ação foi desenvolvida em parceria com o Senac pela professora Juliana Rita Pinheiro, que é enfermeira e coordenadora do ambulatório de DST/AIDS de São Miguel do Oeste.

O curso de Esterilização e Cuidados com Materiais de Manicure e Pedicure foi oferecido gratuitamente e teve como objetivo principal o repasse de orientações e a capacitação dos profissionais sobre técnicas de esterilização, higienização, acondicionamento e utilização adequada dos materiais em salões de beleza. Durante as aulas, também foram abordados temas como doenças que podem ser adquiridas no salão devido ao uso de materiais não higienizados ou esterilizados adequadamente, dentre elas a Aids, hepatites A, B e C, HPV, micoses e verruga plantar. Carla Pulga, fiscal da vigilância sanitária do município, conta que as participantes devido à natureza dos temas tratados, a capacitação também foi oferecida para a equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde. As aulas aconteceram na Câmara de Vereadores de Anchieta e o curso teve carga horária de 12 horas.