Núcleo de Apoio à Saúde da Família inicia atividades em Anchieta

Na primeira etapa da implantação do núcleo, profissionais estão realizando um estudo de dados e acompanhamento de visitas das equipes da Estratégia de Saúde da Família para conhecer a realidade do município. Já a partir deste mês, as profissionais do Nasf passarão a atuar junto às famílias e coordenar os encontros dos grupos de prevenção organizados como gestantes, hipertensos, diabéticos, peso saudável, entre outros. Criado pelo Ministério da Saúde em 2008 para fortalecer e reforçar as ações da Atenção Básica de Saúde, o núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas e atua de forma integrada à Unidade de Saúde. Em Anchieta, a criação do NASF foi aprovada em votação extraordinária da Câmara de Vereadores, no dia 20 de janeiro deste ano.

Roseli Canci Sagaz, secretária da Saúde, explica que os atendimentos do serviço são fundamentados no âmbito da prevenção por isso, a equipe recebe treinamento e capacitação específicos e recebe pacientes e famílias encaminhadas pelo atendimento básico. “O NASF dará apoio ao trabalho realizado pelos profissionais da Unidade, contribuindo e ampliando o alcance das ações preventivas desenvolvidas pela secretaria”, afirma. Compõem a equipe do Nasf em Anchieta, a enfermeira Mariana Comassetto de Aguirre, a psicóloga Telma Aline Corti, a fisioterapeuta Janaína Rockembach e a nutricionista Débora Prevedello.