Saúde adquire novo equipamento para Laboratório Municipal de Análises Clínicas

Analisador Hematológico já está à disposição da população no laboratório municipal. Roseli Canci Sagaz, secretária de Saúde, explica que o equipamento proporcionará maior alcance nos resultados do hemograma, que é um dos tipos de exames de sangue mais solicitados pelos médicos, pois pode auxiliar no diagnóstico de uma grande variedade de doenças. Segundo Roseli, o exame realizado com o analisador contém mais informações e parâmetros e o resultado é obtido num curto espaço de tempo. “Isso também será muito importante para os médicos e pacientes, pois dará agilidade ao processo do diagnóstico. O resultado será obtido mais rapidamente, com mais dados e com maior segurança”, conclui.

O analisador hematológico adquirido pela secretaria por meio de um processo licitatório e custou R$ 26.500. O aparelho foi pago com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) que tem como principal objetivo a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica em saúde. Como forma de incentivo, o programa repassa recursos para as Unidades Básica de Saúde, de acordo com o conceito obtido. Tais recursos devem ser aplicados exclusivamente em melhorias e acessibilidade para a saúde pública e quanto mais alto o conceito, maior será o montante recebido pelo município. Anchieta aderiu ao programa no ano de 2011 e a primeira avaliação ocorreu em 2012 quando a unidade recebeu o conceito estabelecido pelo programa como “muito acima de média”.