Habitação: Projeto Social tem palestra sobre jardinagem

Reunião foi realizada na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira, e teve como palestrante o engenheiro agrônomo da Epagri, Ivan Canci. Princípios da jardinagem, técnicas e dicas sobre espécies que melhor se adaptam ao clima local foram alguns dos tópicos abordados pelo palestrante. O embelezamento dos arredores da casa como forma de melhorar a qualidade de vida e a autoestima também foram assuntos tratados pelo profissional. “Habitação é mais do que a casa em si. É também a relação com o ambiente onde se vive por isso, a beleza e a harmonia dos arredores contribuem para a felicidade e o bem estar dos moradores”, argumenta.

Este foi o terceiro encontro do primeiro grupo do município dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. A capacitação faz parte do projeto Social do programa e é etapa obrigatória para as famílias contempladas com os recursos. No último dia 13, o grupo participou de aulas práticas para preservação de fontes no método Caxambú. As técnicas foram repassadas por Canci, na propriedade de uma das famílias cuja residência está em construção com os recursos do programa. “Dedicar um tempo para cuidar do jardim, fazer um pomar e cuidar da qualidade da água são passos importantes para que o morador possa criar um vínculo afetivo com a casa e com o espaço onde irá viver”, conclui.

O projeto de Habitação de Anchieta teve início em meados do ano passado, com uma parceria firmada com a Federação dos trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e contempla famílias com renda anual de até R$ 15 mil na área rural e R$ 1.600 mensais na área urbana. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Local, Nelson Duarte, quase a totalidade das casas do primeiro grupo rural formado já estão concluídas. A previsão é de que os moradores possam ocupar as residências nos próximos 15 dias.