Safra de silagem encerra com produção recorde

Números da secretaria de Agricultura mostram um aumento em torno de 15% em relação à safra passada. No total, foram 4258 horas trabalhadas com maquinário próprio e também terceirizado, em 472 propriedades rurais do município. O resultado foi um volume de mais 100 mil toneladas de silagem produzidas até agora, um recorde para o município.

O secretário Mario Signor ressalta que a silagem é um recurso muito importante mas deve ser utilizada de forma racional, em períodos de pouca pastagem devido à estiagem ou frio. De acordo com Signor, a secretaria orienta os produtores para as vantagens da produção de leite a base de pastagem perene, que apresenta custo mais baixo e menor necessidade de mão de obra. “Além da orientação aos produtores, estamos implantando campos demonstrativos com várias espécies de pastagem para ampliar o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo sobre produção à base de pasto”, explica.

Quanto aos bônus em horas/máquina oferecido pela administração, na atual safra de silagem foi aplicada a Lei Municipal 2018/2013 que determina a vinculação entre o movimento econômico comprovado pelo agricultor ou produtor de leite, ao bônus a que tem direito na confecção de silagem, distribuição de adubo orgânico e outros serviços. De acordo com o movimento declarado, cada produtor teve direito a um mínimo de quatro e máximo de 24 horas para os serviços de silagem.