Manutenção preventiva de moradias é tema de palestra do programa de habitação

Encontro promovido pela secretaria de Desenvolvimento Local e Setor Social foi realizado ontem, dia 31 com os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida Rural de Anchieta. Em debate, a manutenção preventiva das moradias com ênfase para os cuidados com a construção e arredores. Foram repassadas ainda, orientações gerais sobre separação e destinação correta de lixo, utilização sustentável dos recursos naturais e a importância dos cuidados, tanto com a casa quanto com o ambiente geral da propriedade.

O palestrante foi o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Anchieta, Ivan Canci. De acordo com ele, um dos objetivos da abordagem sobre manutenção preventiva, foi conscientizar da importância dos reparos periódicos para aumentar a vida útil e preservar a construção. Quanto ao uso consciente dos recursos naturais, a questão da destinação correta dos resíduos e o embelezamento da propriedade, a meta é desenvolver a consciência ambiental e reforçar o vínculo dos moradores com suas novas casas. “ É preciso transformar a construção em um lar para a família e isso será obtido por meio do cuidado e da interação sustentável com o meio ambiente, do embelezamento do lugar e do cuidado com a casa onde a família irá habitar”, argumenta.

A capacitação faz parte do projeto Social do programa e é etapa obrigatória para as famílias contempladas com os recursos. Uma das exigências do Minha Casa, Minha Vida é para que os beneficiários participem de palestras e aulas demonstrativas sobre temas e questões fundamentais, que contribuam para melhorar a qualidade de vida, a saúde, organização e conservação do patrimônio. O projeto de Habitação de Anchieta teve início em meados do ano passado, com uma parceria firmada com a Federação dos trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e contempla famílias com renda anual de até R$ 15 mil na área rural e R$ 1.600 mensais na área urbana.