Grupo Saúde Mental recebe orientações sobre medicamentos controlados

Palestra com a Farmacêutica da Unidade de Saúde, Janaína Fetter foi realizada na tarde de ontem, dia 06, durante encontro do grupo. O objetivo foi orientar os participantes sobre características da depressão e também sobre os efeitos secundários e forma de ação dos medicamentos indicados para o tratamento da doença e de outros transtornos relacionados.

De acordo com Janaína, para identificar a depressão, é importante entender a diferença entre a tristeza causada por situações normais da vida como a perda de pessoas queridas, as dificuldades financeiras ou familiares daquela provocada pela doença, mais profunda, duradoura e ás vezes, até incapacitante. “ Diferente da tristeza causada por situações comuns para todos nós e às quais conseguimos reagir, a depressão é uma doença e apresenta sintomas como tristeza sem motivação aparente e falta de interesse por qualquer atividade, mesmo aquelas que antes eram prazerosas. Nestes casos, é preciso procurar o apoio médico e muitas vezes, contar com a ajuda dos remédios ”, explica.

Como qualquer medicamento, os antidepressivos e ansiolíticos também podem provocar efeitos colaterais por isso, a palestrante destacou a necessidade do acompanhamento médico durante todas as fases do tratamento para, sempre que for necessário, fazer ajustes na dosagem ou mudança de medicação. O grupo Saúde Mental é coordenado pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e reúne pacientes que fazem uso de medicação controlada e seus familiares com o objetivo de proporcionar momentos socialização, troca de experiência e aprendizado. Os encontros são realizados mensalmente, na sala do NASF, anexa ao Salão Paroquial de Anchieta.