Peso Saudável: Mudanças simples na rotina ajudam na prática de atividade física

Utilizar as tarefas diárias para incorporar exercícios físicos no dia a dia é a dica da fisioterapeuta Janaína Rockembach para o grupo Peso Saudável. O encontro aconteceu na tarde de ontem, dia 27 e abordou o tema da atividade física como grande auxiliar na perda de peso. Segundo a fisioterapeuta, os benefícios da atividade física regular vão além do aspecto físico pois também auxiliam no controle da ansiedade que muitas vezes faz com que a pessoa coma mais do que o necessário e ganhe peso.

Pequenas mudanças na rotina como ir ao supermercado a pé, subir escadas e trabalhar no jardim ajudam o organismo a queimar calorias e também auxiliam na incorporação dos exercícios na rotina. Quanto às atividades aeróbicas como caminhada, bicicleta ou corrida Janaína lembra que é importante sempre observar as reações do corpo para que a pessoa perceba quando está se excedendo ou quando não está se exercitando o suficiente para o gasto calórico. “Recomenda-se pelo menos de 40 a 50 minutos diários de atividade física moderada ou seja, aquela que nos deixa um pouco ofegantes, corados e com os batimentos cardíacos mais acelerados mas sem nos causar mal estar”, indica. Respeitar a capacidade e o condicionamento físico e começar a praticar exercícios aos poucos aumentando gradualmente a intensidade até atingir um nível moderado de atividade também são recomendações da fisioterapeuta para que o corpo possa sentir os benefícios dos exercícios.

O grupo Peso Saudável tem por objetivo incentivar a adoção de uma alimentação adequada e a prática regular de atividade física para a manutenção de um peso corporal saudável. Roseli Canci Sagaz, secretária de Saúde do município, explica que a formação do grupo nasceu da necessidade de acompanhamento da população que está acima do peso, proporcionando uma conscientização individual sobre as ações que contribuem no controle e na perda de sobrepeso, dentro de limites saudáveis. O grupo se reúne mensalmente, na sala do Nasf e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicóloga, enfermeira e nutricionista. A participação é aberta a toda a comunidade.