Profissionais orientam gestantes sobre Teste do Pezinho e Icterícia

A farmacêutica, Tais Garlet e a enfermeira Mariana Comassetto de Aguirre falaram ao grupo de Gestantes do município que é coordenado pelo Nasf.

De acordo com Mariana, a Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos e é caracterizada pela cor amarela da pele e do branco dos olhos, causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelas células vermelhas do sangue porém, quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do fígado de metabolizá-la o acúmulo deste pigmento acima de certos limites é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.

Além de falar sobre a Icterícia, a enfermeira explicou para as futuras mães como identificar os sinais de que o bebê possa estar desenvolvendo esta condição e quais as formas de tratamento. “Um teste simples para icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança. Se a pele permanece branca não há icterícia, se a cor for amarelada, a mãe deve buscar o atendimento médico para avaliação e tratamento”, ressaltou.

Teste do Pezinho

É um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Também chamado de Triagem Neonatal, o teste do pezinho é um exame obrigatório e gratuito que identifica doenças metabólicas, congênitas e infecciosas. Deve ser feito do terceiro ao quinto dia de vida do bebê, extraindo-se algumas gotas de sangue do calcanhar da criança.

De acordo com Taís Garlet, farmacêutica do Laboratório Municipal, o Programa de Triagem Neonatal catarinense é considerado um dos mais avançados do país e contempla sete exames em bebês recém-nascidos. Seis fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. O sétimo teste só é realizado em Santa Catarina e faz a verificação da galactosemia para detectar doença hereditária ou metabólica que pode gerar deficiência mental e, em alguns casos, a morte. Em Anchieta, a coleta de sangue para o teste do Pezinho é feita no Laboratório Municipal e a amostra é enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis.

A reunião foi realizada na sala do Nasf, anexa ao Salão Paroquial de Anchieta. O encontro do grupo de Gestantes é realizado mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês.