Conselho do Meio Ambiente elege nova diretoria

Reunião que foi realizada ontem, elegeu e deu posse à nova diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Nelson Duarte; Vice-presidente: Ernani Grabin; Secretária Geral: Cledi Benatti e Vice-secretária: Juliana P. Dalla Rosa.

Empossada a nova diretoria, os conselheiros iniciaram o debate dos assuntos elencados na pauta da reunião. Primeiramente, foram avaliadas as atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente, de 03 a 05 de agosto. De acordo com o presidente, Nelson Duarte, o conselho considerou que atingiu os objetivos propostos com a distribuição de material educativo, caminhada ecológica com alunos das do ensino fundamental, isenção temporária das taxas de recolha de galhos e ainda a coleta de lixo eletrônico. Outro assunto em destaque foi a necessidade de um novo local para instalar a Associação dos Catadores e Amigos do Meio Ambiente(Acaama). Atualmente, a associação encontra-se instalada em galpão cedido pela administração, que fica no pátio do parque de máquinas da prefeitura. Visto que o lugar não é adequado para a atividade e levando-se em consideração a necessidade de a municipalidade utilizar o terreno para construção de uma nova garagem para as máquinas, o conselho decidiu pela criação de uma comissão que irá estudar o caso e indicar um novo local para instalação da Acaama.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente é composto por 14 membros, representantes de dos mais diversos órgãos municipais, entidades não governamentais, escolas e secretarias do Governo Municipal. O mandato dos membros tem a duração de dois anos. Dentre as atribuições do conselho estão deliberar sobre as políticas públicas de proteção ao meio ambiente, propor e definir normas para o uso dos recursos naturais e realizar campanhas educativas sobre a preservação do meio ambiente.