Outubro Rosa encerra com palestra motivacional

Evento aconteceu na noite de ontem, no Salão Paroquial e reuniu a comunidade anchietense para encerrar as atividades especiais voltadas à saúde da mulher que foram desenvolvidas durante todo mês de outubro pela equipe da secretaria de Saúde. A secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz, explica que além do trabalho de conscientização sobre a importância dos exames preventivos realizado o ano todo, durante o Outubro Rosa a equipe esteve mobilizada para motivar as mulheres, incentivando a auto valorização e o cuidado com a própria saúde. “As mulheres muitas vezes deixam de cuidar de si para cuidar da família por isso, neste período, procuramos proporcionar momentos de cuidado e carinho para elas”, afirma.

De acordo com Roseli, uma destas ações foi o Dia da Beleza, atividade que reuniu a equipe juntamente com cabelereiras, maquiadoras, esteticistas, manicures e voluntárias para oferecer o serviço de embelezamento gratuitamente na Unidade de Saúde. “Foi uma atitude em favor da saúde e principalmente, da autoestima feminina”, resume. No dia 17, aconteceu a Missa do Outubro Rosa, uma celebração na Igreja Matriz pela saúde da mulher. Durante o culto, os presentes ouviram o emocionante depoimento de uma mulher que venceu o câncer de mama.

Ontem, no encerramento das atividades especiais, o palestrante Roselei Angst falou sobre questões existenciais para uma plateia formada por pessoas de todas as idades. Na abertura do evento, a primeira dama do município, Silvane Prestes de Oliveira ressaltou a importância do papel da mulher na sociedade, destacando as conquistas femininas e a capacidade de realizar inúmeras tarefas simultâneas. Ela também lembrou a todas da necessidade manter exames preventivos em dia e do cuidado com a saúde física e emocional. Para a secretária, o resultado de todas as atividades realizadas foi positivo e demonstrou o interesse da comunidade em participar de campanhas desta natureza. “Conseguimos a adesão de toda a comunidade, do comércio e dos grupos organizados. A cor rosa esteve presente em todos os lugares para lembrar as mulheres que é preciso se valorizar e cuidar”, conclui.