Gestantes recebem informações sobre funcionamento da sala de Puericultura

Orientações foram repassadas pela enfermeira da Unidade, Paula Jabornik e do Nasf, Mariana de Aguirre durante o encontro mensal do grupo de gestantes do município. De acordo com Mariana, o objetivo foi mostrar a importância do acompanhamento do desenvolvimento do bebê desde o nascimento, para garantir que o processo de crescimento esteja correndo normalmente.

A técnica de enfermagem, Paula Jabornik, responsável pela sala de Puericultura da Unidade de Saúde falou sobre os exames preventivos como o teste do Pezinho, ressaltando que também é realizado um acompanhamento detalhado de aspectos físicos, motores e gerais dos bebês com o objetivo de prevenir e detectar alterações precocemente. A enfermeira explica que o atendimento também é uma oportunidade para que as mães esclareçam suas dúvidas e recebam orientações sobre higiene, vacinas, amamentação, primeiros socorros e alimentação. Caso seja verificada a necessidade, é feito o encaminhamento para consultas médicas e odontológicas. O acompanhamento na sala de Puericultura é feito mensalmente até os dois anos de idade da criança.

Exames gratuitos e obrigatórios também são realizados na Unidade de Saúde

O teste do Olhinho, feito para diagnosticar precocemente doenças oculares graves, faz parte do acompanhamento e é realizado pela médica da Unidade, Kenia Jacobo, nos primeiros 42 dias de vida do recém-nascido. Já o teste da Orelhinha, para detectar problemas com a audição do bebê, é feito por uma fonoaudióloga, sempre as sextas-feiras. Ambos os atendimentos necessitam agendamento prévio.