Hipertensos tem palestra sobre o coração

Encontro dos hipertensos foi realizado na tarde de hoje, dia 06, na Câmara de Vereadores. A palestrante foi a fisioterapeuta do Nasf, Janaína Rockembach que falou sobre o coração, sua função no corpo humano e fatores que melhoram ou dificultam seu funcionamento.

De acordo com Janaína, para proteger o coração, os hipertensos deve ter atenção redobrada no combate ao sedentarismo e a obesidade, fatores que sobrecarregam a função cardíaca. Na alimentação, devem priorizar os alimentos com baixo teor de sal e gordura para manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro da normalidade. A fisioterapeuta lembrou ainda a importância do fator emocional e sua influência na saúde como um todo, ressaltando que emoções fora de controle acabam alterando a pressão arterial e prejudicando o coração. “Devemos levar a vida de maneira positiva para que os pequenos problemas do dia a dia não sejam motivo de estresse e não afetem nossa saúde”, ensina.

O Hiperdia é uma atividade coordenada pela equipe do Nasf e conta com a parceria das agentes de Saúde com o objetivo de organizar a coleta de dados e o cadastramento dos hipertensos do município e realizar um controle mais efetivo sobre as condições gerais de saúde e dos medicamentos entregues a estes pacientes. Conforme a secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz, para realizar o cadastramento, os pacientes foram divididos em quatro grupos, de acordo com a área de atuação das agentes de saúde. Os grupos organizados realizam encontros periódicos onde é feito o controle da pressão arterial com acompanhamento de um médico da Unidade de Saúde. Além disso, em cada encontro os participantes recebem orientações na forma palestras com profissionais da área da saúde falando sobre temas ligados a hipertensão.