Copa Adec mostrou o talento dos atletas anchietenses

Jogos aconteceram no último sábado, dia 08 e contaram com a participação de atletas com idades entre 05 e 15 anos. As modalidades em disputa foram o Futsal masculino e voleibol feminino e as partidas foram acompanhadas por um expressivo público que lotou o ginásio. Esta foi a terceira edição da competição que envolve todos os atletas das escolinhas mantidas pelo município em parceria com a Associação Desenvolvimento Esporte e Cultura Anchieta (Adec). Coordenadas pelos professores Alcione Lago e Itamar Berté, as escolinhas reúnem em torno de 300 alunos que recebem gratuitamente material esportivo e transporte para os treinos, realizados durante a semana, em três turnos. De acordo com os professores, o objetivo do campeonato é promover a integração entre os atletas e também demonstrar para a comunidade o trabalho realizado pelas escolinhas ao longo do ano.

Alcione Lago, professor de Futsal explica que o propósito do evento é mostrar os resultados dos treinos e dar a oportunidade para que a as famílias e a comunidade possam apreciar e valorizar o talento dos atletas. “Não incentivamos a competição entre as crianças por isso, todos recebem premiação pela participação”, afirma. Lago conta ainda que nesta edição, como forma de descontrair, incluir e valorizar as famílias dos atletas entre os intervalos dos jogos foram realizadas brincadeiras com os pais, como o “Pênalti na Cadeira”. Outro destaque apresentado foi a participação de atletas das escolas do campo. O professor Itamar Berté, que coordena, além dos times de voleibol da cidade também os treinos de futsal na Linha João Café Filho e bairro Xavantes, conta que um dos times foi formado exclusivamente com alunos do interior e outros dez atletas do campo também participaram em diversas equipes.

No encerramento, o diretor de Esportes, Cristiano Immig fez um breve balanço dos trabalhos realizados no departamento, agradecendo a equipe e ressaltando o apoio da administração municipal aos eventos esportivos. Immig também destacou o empenho do governo municipal na busca de recursos para melhorar a estrutura do ginásio municipal. “Com os recursos obtidos pelo prefeito e a obra que se inicia já na próxima semana, será possível reformar e adequar o ginásio municipal oferecendo um local mais adequado, com acessibilidade e segurança.”, concluiu. Em seu pronunciamento, o prefeito Ari Prestes destacou o bom trabalho realizado pelos profissionais do esporte, ressaltando a importância do incentivo à prática esportiva. “Proporcionando o acesso ao esporte estamos promovendo hábitos saudáveis de vida e orientando nossas crianças e jovens para que não tomem atitudes que prejudicarão seu futuro”, argumenta. O prefeito também agradeceu a comunidade e o comércio local pelo apoio e incentivo aos atletas.