“Dia Azul” uniu a comunidade por campanha de prevenção

Atividades especiais com grande adesão da comunidade foram realizadas durante a tarde e noite de ontem para marcar as ações em prol da prevenção do câncer de próstata. O Dia Azul foi promovido pela secretaria de Saúde, coordenado em conjunto com a equipe do Nasf de Anchieta e teve por objetivo mobilizar a sociedade para a questão da saúde do homem. O evento começou com uma mateada na Praça onde também era possível realizar testes rápidos como o de glicemia e também receber a requisição para exames de rotina. Às 18 horas, foi realizada a Caminhada Azul pelas ruas da cidade e a programação se estendeu até a noite, com um show de músicos locais. Também foi oferecido gratuitamente aos homens presentes, corte de cabelo e barba.

A secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz, explica que além do Dia Azul, a Unidade de Saúde também intensificou, no mês de novembro, as campanhas de prevenção e orientação aos homens. Ela ressalta, contudo, que a secretaria mantem permanentemente um programa voltado ao público masculino acima de 45 anos, buscando a conscientização e a importância da prevenção. “No mês de seu aniversário, os homens devem se dirigir à Unidade de Saúde para ter acesso, gratuitamente, aos exames preventivos. Caso seja constatada alguma alteração, o paciente será encaminhado para realização de outros exames mais aprofundados e encaminhado ao médico especialista se for necessário”, informa.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Pedro Pavan, saudou os presentes, lembrando a todos a importância do cuidado com a saúde. Pavan ressaltou que todos os munícipes tem acesso aos exames preventivos gratuitamente e pediu aos homens para que procurem a Unidade de Saúde para obter informações e realizar a prevenção de doenças como o câncer de próstata.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ari Prestes destacou o ótimo trabalho realizado pela equipe da Saúde do município afirmando que ações festivas, que unem a sociedade levando prevenção e orientação, são uma marca da secretaria da qual o governo municipal muito se orgulha. O prefeito também falou especialmente aos homens alertando para a necessidade da prevenção. “Temos que deixar o preconceito de lado e cuidar de nossa saúde para que possamos desfrutar com alegria momentos de união e diversão como este que vivemos”, finalizou.