Administração faz entrega de casas para famílias anchietenses

Grupo de 19 famílias de agricultores foi o primeiro a ser beneficiados pelo projeto de habitação do município, coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Local por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Os trâmites para encaminhamento dos processos iniciaram ainda no ano passado, com a assinatura dos contratos. Ainda em 2013, foi criada uma lei municipal para que a municipalidade pudesse realizar, sem custos, o serviço de terraplanagem e adequação dos terrenos para os beneficiários do programa.

As famílias também participaram de um projeto social que realizou oito encontros, nos quais foram ministradas, pelo engenheiro Agrônomo da Epagri Ivan Canci, palestras e cursos sobre jardinagem, proteção de fontes, construção de horta e manutenção preventiva de residências, entre outros temas. “Foi uma longa caminhada e muitos desafios tiveram de ser superados”, resume o secretário de Desenvolvimento Local, Nelson Duarte. Ele ressalta, no entanto, que a persistência e a dedicação do grupo e o empenho da administração municipal foram decisivos para implantação e conclusão do programa. “Todos estamos realizados pelo fato de que estas famílias irão passar o Natal em suas casas novas e poder contribuir para que isso fosse possível é motivo de grande satisfação para a administração”, afirma.

No evento de confraternização que marcou a entrega das casas, os presentes assistiram a uma apresentação com fotos e dados que contaram toda a trajetória do grupo e também imagens que mostraram como eram as antigas residências e como ficaram as novas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ari Prestes agradeceu a confiança e participação além dos beneficiários também de todos os envolvidos no projeto, afirmando que a administração municipal continua realizando as ações necessárias para a formação de novos grupos pois a meta da municipalidade é que todas as famílias que necessitem, tenham acesso aos recursos para construir a casa própria.

Cadastramento para programas de habitação continua

O secretário Nelson Duarte informa que já estão aprovados mais 20 projetos para casas novas, com recursos de R$ 28 mil e mais 20 para reformas na área rural, com recursos de até 17 mil. Na cidade, são 25 projetos aprovados para novas casas e cada mutuário recebe R$ 49 mil, dos quais R$ 47 são a fundo perdido. O cadastramento de interessados é feito permanentemente pela secretaria de Desenvolvimento Local.