Defesa Civil municipal decide pela decretação de situação de emergência

Decisão foi tomada na tarde hoje, dia 09, em reunião realizada com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil no gabinete do prefeito. Durante toda a semana, as secretarias de Desenvolvimento Local e Infraestrutura fizeram o mapeamento e o levantamento dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na virada do ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Local, Nelson Duarte, na área urbana as ocorrências mais verificadas foram alagamentos, obstrução de bueiros e danos na camada asfáltica e calçamento provocados pela destruição ou rompimento dos sistemas de drenagem de águas pluviais.

Na área rural, os danos mais importantes foram verificados em pontes e estradas de todo o município, mas as comunidades mais atingidas foram Aparecida, União da Vitória, 25 de Maio, São Roque, Prateleira, Medianeira. Na comunidade de Linha Aparecida, todas as pontes sofreram algum tipo de avaria. Bueiros obstruídos, sistemas de drenagem e partes de pontes levados pelas águas, deslizamentos e queda de barreiras também ocorreram em vários pontos do município. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Vilson Rosato, a equipe trabalha desde o início da semana fazendo reparos emergenciais. Ele estima que a recuperação completa deva levar várias semanas devido ao volume dos estragos nas estradas rurais e à necessidade de reconstrução de aproximadamente 20 pontes.