Vigilância Sanitária do município intensifica campanha de combate ao mosquito da Dengue

Varredura em toda área urbana terá início amanhã, com a visita dos agentes de saúde às residências e estabelecimentos comerciais. Objetivo é conscientizar a população sobre ações de prevenção e também detectar possíveis criadouros e focos do mosquito. A informação é da fiscal da vigilância sanitária, Rosângela Teixeira.

De acordo com ela, os agentes de saúde estarão reunidos na tarde de hoje para receber o cronograma e as orientações e amanhã, sairão a campo para dar início à campanha. “O controle do mosquito é feito o ano todo, mas a intensificação do combate se deve principalmente ao grande volume de chuvas observado nas últimas semanas e também pelo fato de que nosso município recebe muitos visitantes neste período. O mosquito ser trazido dentro de um carro, vindo de um local onde existam focos e acabar se instalando”, explica.

Prevenção é fundamental

 “Para o mosquito da Dengue, qualquer quantidade de água é suficiente para que deposite seus ovos. Pneus a céu aberto, calhas e caixas de água, objetos que possam juntar água, mesmo que em quantidade mínima, como tampas de garrafas descartáveis ou pequenos pedaços de plástico já oferecem condições para a proliferação”, alerta a agente. Segundo ela, para evitar que a doença chegue ao município, além de não dar oportunidade para o aparecimento de criadouros nos quintais e jardins, é fundamental que a população participe da prevenção e receba os agentes em suas residências. “Precisamos unir forças e a colaboração da população é fundamental para o combate a Dengue. Todos somos responsáveis pela meta de manter a cidade livre da Dengue”, finaliza.