Professores da rede municipal participam de formação

Cursos e oficinas iniciaram na última segunda-feira contemplando temas como rotinas e limites na Educação Infantil dentre outros assuntos. Além da formação os profissionais realizaram o planejamento de ensino, elaborando projetos nos quais foram elencados os temas a serem desenvolvidos pela educação durante este ano. Nos dias 05 e 06, todos estarão preparando as salas de aula para a volta dos estudantes na segunda-feira, dia 09.

A secretária de Educação, Leonita de Souza recepcionou os professores e auxiliares da educação infantil e fundamental e repassou o calendário letivo e atividades previstas para este ano. Leonita também ressaltou a importância do aprimoramento profissional e pessoal constantes para que as unidades escolares do município possam oferecer uma educação de qualidade.

Plano Municipal de Educação

Simultaneamente ao período de formação dos professores, a secretaria realizou mais uma etapa da elaboração do Plano Municipal de Educação. No município, já foi criado o fórum permanente que discute o plano e também criada a equipe técnica composta por profissionais de diversas áreas e representantes do poder público e sociedade civil para elaborar o documento que posteriormente deve ser aprovado pela população. Durante o encontro de formação, os profissionais da Educação responderam a um questionário e apresentaram sugestões e propostas para o setor.

Desenvolvidos nos âmbitos, nacional, estadual e municipal, os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país, no período de dez anos. , No conjunto, abordam o atendimento educacional existente em um território, envolvendo redes municipais, estaduais, federais e as instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação, das creches às universidades. Neste aspecto, os Planos de Educação se constituem em uma importante ferramenta na definição de políticas públicas sobre a educação propiciando a ampla participação da sociedade civil.

“Este é o grande desafio da Educação para o ano de 2015 pois teremos a oportunidade de definir, com a participação de toda população, as metas e objetivos que irão nortear as ações do setor na próxima década”, destaca Leonita.