Confecção de silagem segue dentro do cronograma

Afirmação é do secretário de Agricultura, Mario Signor. De acordo com Signor, aproximadamente 40% dos atendimentos agendados já foram efetuados e mais de duas mil horas trabalhadas com equipamento próprio e terceirizado. Ainda segundo o secretário, o volume final produzido até o encerramento da safra deve ser equivalente ao do ano passado que ficou em 100 mil toneladas. A qualidade da silagem produzida este ano é destacada por Signor que atribui o bom resultado ao cuidado dos agricultores e as condições climáticas que foram favoráveis ao desenvolvimento das plantas. Ele lembra que os interessados em agendar o serviço de confecção de silagem devem fazê-lo diretamente na secretaria de Agricultura do município e que, ao solicitar o serviço, o agricultor não poderá estar em débito com a municipalidade por isso, no momento do agendamento é feita a consulta da situação do contribuinte.

Tarde de Campo

Preocupada em orientar os produtores e auxiliar na redução do custo de produção, a secretaria de Agricultura vem realizando ações que demonstram como a utilização de pastagem na alimentação do rebanho pode melhorar a rentabilidade das propriedades. “A silagem é muito importante e complementa a alimentação bovina na troca de pastagem, em períodos de estiagem ou frio severo no entanto, ela não deve ser a base da alimentação no rebanho pois, apesar de o valor nutritivo da silagem ser semelhante ao da pastagem verde, o custo se torna mais alto pela demanda maior de mão de obra”, explica o secretário.

De acordo com ele, levando-se em consideração a pequena produção de algumas propriedades, a alimentação do rebanho feita quase que exclusivamente com silagem, pode até inviabilizar a atividade. Uma das ações propostas pela secretaria será desenvolvida na tarde da próxima terça-feira, dia 10. A Tarde de Campo será realizada na propriedade de Ary Schneider, localizada na comunidade de Linha Santa Rita. A programação inclui orientações técnicas com a equipe da Agricultura e prática com a visita ao campo demonstrativo com diversos tipos de pastagem, cultivado pela secretaria naquela propriedade. “Nosso objetivo é demonstrar que com o uso racional e o manejo adequado do solo, da água e do rebanho pode-se produzir bem sem a utilização da silagem em boa parte do ano”, finaliza.