Atendimento especial marca o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Campanha de conscientização será intensificada no dia de hoje, na Unidade de Saúde do Centro. Cidadãos podem procurar a Unidade para serem avaliados, receber orientações da psicóloga do Nasf, Telma Corti e receber encaminhamento aos serviços disponíveis para tratamento do alcoolismo, quando for necessário.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 3,3 milhões de pessoas morreram em decorrência do consumo de álcool em 2012, por causas que variaram desde câncer até a violência. No Brasil, o consumo médio é de 8,7 litros por pessoa por ano, sendo que o consumo mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por pessoa por ano. Uma das drogas mais consumidas no mundo, o álcool altera a percepção da realidade, impede que o usuário tenha reflexos rápidos em situações importantes, como no trânsito. A dependência também afeta a vida familiar e profissional pois para a bebida torna-se o principal interesse. Todos os outros aspectos da vida como relacionamentos, trabalho, vida social e imagem pessoal, são negligenciados e até mesmo abandonados por causa do vício.

A psicóloga afirma que o maior desafio é fazer com que a pessoa reconheça o problema e decida pelo tratamento. “É essencial a aceitação do paciente em relação ao alcoolismo para que seja possível o tratamento”, afirma. De acordo com Telma, após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para atendimento com a psicóloga do município e também passam a frequentar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) onde recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, acompanhamento clínico e atenção para reinserção social por meio do trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Todo o tratamento é gratuito. Quem desejar saber mais sobre este assunto pode procurar a equipe do Nasf e também da Unidade de Saúde. O atendimento é sigiloso e preserva a privacidade do paciente e familiares.