Tarde da Mulher debate sobre a violência e é sucesso de público

Evento realizado no último sábado, dia 14 lotou o salão dos Idosos para um debate sobre a violência contra a mulher. Além do debate, as convidadas assistiram a uma palestra e também apresentações artísticas como música e dança. A Tarde da Mulher foi um encontro idealizado e organizado em conjunto pela Associação Desenvolvimento Esporte e Cultura Anchieta (Adec), Poder Judiciário, Ministério Público, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município, Movimento das Mulheres Camponesas e Associação das Mulheres  Anchietenses Servindo a Comunidade (Amasc)  e escolas municipais e estaduais.

A palestrante da tarde foi a secretária de Educação, Leonita de Souza, que falou sobre as progressos femininos ao longo da história e ressaltou a importância das mulheres na sociedade e a relevância de suas conquistas nos aspectos sociais, profissionais e econômicos. Para a palestrante, o evento promoveu um momento de encontro e envolvimento das mulheres com os temas propostos e ainda proporcionou um importante espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas.

Debate sobre a violência contra a mulher

Além de elevar a autoestima das mulheres, a Tarde da Mulher teve como propósito informar e orientar sobre a questão da violência doméstica. Com este objetivo, foi composta uma mesa de autoridades que contou com a presença da juíza da Comarca de Anchieta, Marta Regina Jahnel, da promotora, Marcela de Jesus Fernandes, da delegada Joelma Alberton Stang e do sargento do Destacamento da PM de Anchieta, Gilmar Vidori. Em seus pronunciamentos, as autoridades falaram sobre as questões legais e práticas que envolvem os casos de violência, informando todos os meios pelos quais a mulher pode denunciar agressões e receber amparo. Após os pronunciamentos, foi aberto espaço para questionamentos da plateia.

Para a promotora Marcela de Jesus Fernandes, eventos como esse são fundamentais para o esclarecimento dos direitos das mulheres e para a conscientização da problemática da violência contra  a mulher. “Esperamos que esse seja somente o primeiro evento e que o tema seja trabalhado em mais oportunidades, com ampla participação da sociedade anchietense, bem como que as mulheres sintam-se encorajadas  e amparadas para procurar ajuda da Polícia, do Ministério Público e do Judiciário”, declara. Ela ressalta a importância da discussão sobre o tema uma vez que o Brasil ocupa o sétimo lugar no índice de homicídios contra mulheres.

Para a juíza Marta Regina Jahnel, o evento superou as expectativas, desempenhando também seu caráter social. “A participação foi surpreendente  e o resultado foi muito positivo. Além de propiciar um momento de valorização da mulher, o encontro promoveu a proximidade da população com as autoridades locais, a oportunidade de obter esclarecimentos e também foi uma ação efetiva no enfrentamento da violência”, afirma.

Encerrando o evento, foi lançado um concurso de frases e redações para alunos de escolas municipais e estaduais de Anchieta, a partir do 5º ano cujo tema central é: Pela igualdade e valorização e pelo fim da violência contra a mulher.  Os trabalhos serão conduzidos pelos professores, que abordarão o tema da igualdade de gêneros e da violência doméstica durante as aulas para que os alunos criem, com a participação das famílias, as frases e redações que concorrerão à premiação. Serão escolhidos os três melhores trabalhos das categorias 5º e 6º ano, 7º ao 9º ano e Ensino Médio. O julgamento dos trabalhos será realizado no dia 31 de março.