Grande quantidade de lixo é retirada de rio em ação contra a dengue

Trabalho foi realizado na manhã de hoje, dia 25 por equipes coordenadas pela Vigilância Sanitária do município. O material recolhido encheu a caçamba do caminhão da secretaria de Infraestrutura. “Apesar de tantos esforços e campanhas de conscientização, é chocante ver tanto lixo e entulho na margem do rio que passa no meio da cidade”, lamenta a fiscal da vigilância, Rosângela Teixeira. De acordo com ela, além de sacos, embalagens e garrafas de plástico, foram recolhidos materiais como garrafas e outros recipientes de vidro, pneus, restos de móveis, tecidos e utensílios dos mais diversos tipos.

A varredura realizada hoje no Rio Mandorim contou com a participação de representantes da secretaria de Saúde, Infraestrutura, Vigilância Sanitária, Epagri, Bombeiros e voluntários da comunidade. Além de recolher o lixo, as equipes também colheram amostras suspeitas de conter larvas do mosquito da Dengue. Paralelamente à limpeza do rio, agentes de saúde visitaram residências em todo o perímetro urbano, vistoriando quintais e jardins e entregando material informativo.

Atualmente, 46 focos, entre mosquitos e larvas, já foram registrados no município. O município registrou ainda dois casos suspeitos da doença, cujos resultados de exames deverão ser divulgados nesta semana.