Secretaria realizou mais uma etapa do Plano Municipal de Educação

Nesta ação, a equipe técnica composta por profissionais de diversas áreas e representantes do poder público e sociedade civil avaliou as atividades efetuadas até agora, recolhendo e sistematizando as informações recebidas. Além da discussão sobre os dados, a equipe também avaliou os segmentos envolvidos na pesquisa e verificou o andamento do registro dos questionários respondidos pelas famílias dos alunos. A mesma metodologia foi aplicada aos profissionais da educação, que também responderam a uma série de questionamentos e apresentaram propostas para o setor.

A secretária de Educação, Leonita de Souza, afirma que a elaboração do plano é o grande desafio da Educação para o ano de 2015, pois representa a oportunidade e a responsabilidade de definir, com a participação de toda população, as metas e objetivos que irão nortear as ações do setor na próxima década. Ela destaca também que a participação das famílias no processo tem sido muito significativa. “Além de responder aos questionários, as famílias também opinaram e fizeram sugestões muito importantes que servirão não apenas para elaboração do plano de educação mas também para nortear as ações da administração nos projetos imediatos do setor”, ressalta.

Desenvolvidos nos âmbitos, nacional, estadual e municipal, os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país, no período de dez anos. No conjunto, abordam o atendimento educacional existente em um território, envolvendo redes municipais, estaduais, federais e as instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação, das creches às universidades.

Secretaria realizou mais uma etapa do Plano Municipal de Educação