Hiperdia realiza encontro com moradores de comunidades rurais

Com o objetivo de descentralizar o atendimento e promover a integração das comunidades rurais, desde o ano passado a Saúde realiza encontros do Hiperdia também no interior do município. Os grupos são formados de acordo com a área de atuação dos Agentes de Saúde por isso, reúnem pacientes hipertensos de várias comunidades. “Desta forma, valorizamos e conhecemos melhor as comunidades e também promovemos a integração entre elas”, afirma a secretária de Saúde, Roseli Canci Sagaz. De acordo com a secretária, outra vantagem dos encontros setoriais é o público menor que proporciona um contato mais próximo com a equipe coordenadora.

O encontro de hoje, dia 01, reuniu moradores das comunidades de Linha Prateleira, São Roque, Nova Seara e São Domingos para o acompanhamento e monitoramento da hipertensão. As reuniões periódicas também servem para realização de palestras educativas sobre saúde e oportunizam um contato mais próximo com um dos médicos da Unidade de Saúde, que sempre acompanham a equipe de enfermagem.

A palestra desta tarde foi proferida pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Telma Corti que falou sobre a depressão, seus sintomas e consequências para a saúde e sobre as formas de tratamento da doença.  A psicóloga falou ainda sobre algumas crenças equivocadas que cercam a depressão ressaltando que o preconceito e a dificuldade de entendimento contribuem, muitas vezes, para a piora do quadro e a aceitação do tratamento. “A depressão é uma doença e não um sinal de fraqueza, loucura ou irresponsabilidade. Sendo uma doença, deve ser apropriadamente tratada e a pessoa que dela sofre precisa de acolhimento” enfatiza. Além de desmistificar aspectos da doença, a palestrante também falou sobre o atendimento disponível na Unidade de Saúde e convidou os presentes a fazerem parte dos grupos de apoio coordenados pelo Nasf no município.