Conferência Municipal promove debate sobre direitos da criança e adolescente

Evento foi realizado ontem, dia 15, no Centro de Convivência dos Idosos. Objetivo foi promover, em conjunto com a população, a avaliação das políticas públicas  e a proposição de novas metas para os próximos dez anos no que diz respeito aos deveres e direitos das crianças e adolescentes. Os temas que nortearam a discussão foram a promoção, a proteção e a efetivação dos direitos, a universalização das políticas públicas e a participação da sociedade na construção do plano decenal. A palestrante e coordenadora das atividades foi a assistente social e mestre em Políticas Públicas, Jacinta Immig.

Na abertura do encontro, a diretora de Assistência Social, Rosane Provin e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ana Paula Sikorski reforçaram a importância da participação popular na elaboração das metas e ações que devem ser implementadas no país na próxima década. Em sua fala, o prefeito Ari Prestes, destacou que as proposições elencadas na conferência são fundamentais para que a realidade local possa ser conhecida na esfera regional e nacional e para que as políticas públicas contemplem as demandas da sociedade como um todo.

Após a explanação da palestrante sobre os temas propostos, foram formados grupos de debate onde as propostas municipais foram discutidas e determinadas. O próximo passo será levar, por meio dos delegados escolhidos, as propostas municipais à discussão no âmbito estadual  e federal.