Atividades especiais marcam o dia de luta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ação foi realizada ontem, dia 18 e organizada pela secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). De acordo com a organização, aproximadamente 500 pessoas, a maioria crianças e adolescentes participaram das atividades que incluíram além de uma caminhada pelas ruas da cidade, jogos e brincadeiras na praça municipal. O objetivo principal é sensibilizar e mobilizar a sociedade em favor dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. De acordo com a responsável pelo Setor Social, Rosane Provin a adesão ao evento foi excelente, com a participação das escolas municipais e estaduais nos dois turnos da caminhada. Ela destacou ainda a colaboração dos professores e diretores das unidades escolares para a realização do evento e também a contribuição de entidades como o Sesc, que instalou os brinquedos e jogos para os participantes. As atividades foram realizadas durante todo o dia.

Conscientização aconteceu também nas escolas

Conforme explica a presidente do CMDCA, Ana Paula Sikorski, nos dias que antecederam a caminhada, os coordenadores percorreram todas as escolas do município divulgando o tema e também orientando sobre os meios pelos quais a violência sexual pode ser denunciada. Ela informa ainda que, no dia do evento, as psicólogas do Cras, Dayanna Basso Perozzo e da secretaria de Saúde, Michele Seffrin organizaram, com a colaboração de acadêmicos de psicologia, a projeção de vídeos sobre a campanha oportunizando aos interessados uma conversa pessoal com as profissionais que repassaram informações e orientações. “Promovemos ações diversas, com a utilização de diferentes recursos para conscientizar e chamar a atenção da sociedade sobre o tema. Só temos a agradecer o envolvimento de todas as entidades, profissionais e da população, pois certamente os objetivos da campanha foram atingidos”, declara.

Conscientização aconteceu também nas escolas